Artista com sinestesia identifica cores através do som para pintar suas músicas favoritas

Sinestesia ajuda Artista a pintas suas músicas favoritas

Conheça a história de Melissa McCracken, a incrível artista que pinta suas canções favoritas em quadros através de sua condição neurológica.

Nascida em Missouri, nos Estados Unidos, Melissa McCracken descobriu sua condição neurológica ainda na adolescência, aos 16 anos. Quando pequena, a garota pensava que isso era normal para qualquer pessoa, sem imaginar que se tratava de sinestesia – condição diferente que faz com que os sentidos sejam misturados ao serem processados

Contudo, a sinestesia no caso de Melissa faz com que ela veja cores através dos sons, o que a possibilita pintar o que gosta de escutar. Nos dias atuais, aos 26 anos, a artista se dedica a expressar seus sentimentos e emoções com suas canções favoritas através de quadros.

Os quadros pintados por Melissa são representações de músicas como: “Life on Mars” (David Bowie), “Joy in Repetition” (Prince) e “Julia” (John Lennon). Veja algumas de suas obras abaixo.

  • "All-I Need" - Radiohead
  • "Joy in Repetition" - Prince
  • "Time" - Pink Floyd
  • "Julia" - John Lennon
  • "Little Wing" - Jimi Hendrix
  • "Boy With a Coin" - Iron & Wine
  • "Life on Mars" - David Bowie
  • "For Emma, Forever Ago" - Bon Iver
  • "Cello Suite No. 1" - Bach

Mas afinal, o que é Sinestesia?

Sinestesia

A sinestesia é um distúrbio neurológico que faz com que o estímulo de um sentido cause reações em outro, criando uma mistura sensorial entre visão, olfato, audição, paladar e tato. Ela não é considerada uma doença, mas sim uma condição neurológica extremamente rara que permite que uma pessoa tenha a junção de seus sentidos.

Até o momento, já foram catalogados 61 tipos de sinestesia. Porém, suas causas ainda são desconhecidas, sabendo apenas que a genética é um dos influenciadores. A condição é reportada por alguns neurocientistas como “um processo cerebral involuntário” do indivíduo.

Os efeitos ou experiências com a Sinestesia podem envolver “emoções cheirosas”, “sons coloridos”, “cheiros barulhentos”, “nomes com personalidade” além de muitas outras opções de junções de sentidos. No caso da artista Melissa McCracken, ela vê cores nos sons que escuta e, retrata eles nas telas.

Obrigado pela visita e continue acompanhando as publicações dos Órfãos da Roanê.


Artigo publicado por Redação dos Órfãos

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *