Casa Das Caldeiras: Um lugar de Cultura, Lazer e Entretenimento

Casa das Caldeiras

Associação Cultural da Casa das Caldeiras – criada em 2005 – vêm proporcionando projetos relacionados à arte, cultura e cidadania.

Túnel da Casa das Caldeiras
Túnel da Casa das Caldeiras

Construída na década de 1920 em uma área de aproximadamente 100 mil metros quadrados no bairro da Água Branca, zona Oeste de São Paulo, a Casa das Caldeiras começou a ser estudada pela sua importância para história arquitetônica e industrial da cidade na década de 80.

Em 1985 O Departamento Histórico da Prefeitura de São Paulo (DPH) direcionou ao Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT) o pedido de tombamento da fábrica, que em 1986 foi desativada e preservada.

Casa das Caldeiras
A Casa das Caldeiras fica localizada próximo ao Allianz Parque

No ano de 2005 foi criada Associação Cultural da Casa das Caldeiras (ACCC) como uma associação civil sem fins lucrativos, responsável pela preservação e aplicação do espaço para objetivos culturais, incentivando a expressão artística e cultural por meio de apresentações musicais, cinema, feiras e eventos sociais.

Em 2008 foi criado o projeto “Todo Domingo”, que realiza apresentações de grupos de diversos gêneros e conta com exposições que decoram o local com o intuito de promover arte, cultura e cidadania ao público através de oficinas, aulas e rodas de conversa com entrada franca.

Túnel da Casa das Caldeiras
Túnel da Casa das Caldeiras

O Patrimônio da Casa das Caldeiras permite que artistas independentes e contemporâneos possam apresentar suas criações, incentivando a troca de informações e o entusiasmo a criatividade.

Além do projeto “Todo Domingo”, a Casa das Caldeiras também desenvolveu o programa “Residência Informativa” com objetivo de interação e compartilhamento de vivências com foco na reflexão, além de promover o “Festival Mundo Pensante” com shows e oficinas, entre outras atividades.

Casa das Caldeiras
Casa das Caldeiras

No ano de 2016 a Casa das Caldeiras, juntamente com a Secretaria Municipal de Cultura e o Ministério da Cultura se tornou um Ponto de Cultura da Cidade de São Paulo.

No último dia 10 de março o Projeto Todo Domingo recebeu a festa Fuego nas Caldeiras que trouxe os grupos Black Mantra e Discotiki como atrações e, juntamente, um grupo de DJ’s que contou com nomes como Dj PG, produtor e integrante do grupo Elo da Corrente.

Pista da Casa das Caldeiras
Pista da Casa das Caldeiras


Além de proporcionar muita música boa, os túneis, passagens subterrâneas e claro, as caldeiras do local estavam decoradas com exposições de quadros e esculturas abertas para o público.

Próximo dos túneis foi montada uma ação da Smoking Paper (Produtora de Mortalhas/Sedas) onde foi criada uma área de descanso ao público, no mesmo local houve a distribuição da nova linha de sedas da marca. No fundo da Casa das Caldeiras foi montada uma oficina com espaço de lazer para crianças, exposição de discos de Vinil e produtos naturais.

Casa das Caldeiras
Casa das Caldeiras

O local é um Ponto de Cultura da Cidade de São Paulo aberto a todos, tendo entrada gratuita aos projetos realizados no local, levando cultura e entretenimento para todo tipo de público. Abaixo, um vídeo da apresentação do grupo Black Mantra na Casa das Caldeiras no último domingo (10). gravado pelos Órfãos da Roanê diretamente da pista.

Obrigado pela visita e continue acompanhando as publicações dos Órfãos da Roanê.


Fábio Pappen

Artigo publicado por Fábio Pappen

Criador de conteúdo nas horas vagas.

Me acompanhe no Instagram

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *