Meio Ambiente │ Noruega se recusa perfurar poço de petróleo milionário

Noruega recusa explorar poço de petroleo

A Noruega já havia desistido de construir um parque eólico recentemente, para que não afetasse no habitat de milhares de renas selvagens. Mais uma vez, o país mostra que a natureza não pode ficar atrás da ambição do ser humano.

Aurora Boreal em Lofoten, na Noruega.
Aurora Boreal em Lofoten, na Noruega.

Os políticos noruegueses se recusaram a perfurar um poço de petróleo que poderia render lucros milionários, colocando ética ambiental na frente de valores financeiros. O motivo é simples, evitar a exploração das Ilhas Lofoten, no Ártico, que é considerada uma maravilha natural. Contudo, o posicionamento gerou uma ruptura entre o partido trabalhador e a indústria do petróleo local.

Segundo O Globo, a Noruega está atualmente entre os 20 países que mais produzem petróleo no mundo. Acredita-se que na região das Ilhas Lofoten, que não será explorada, possua cerca de 1 a 3 bilhões de barris de petróleo. O contra-argumento da oposição é justamente que essa quantidade poderia estabilizar os níveis de produção do país.

Por outro lado, a negativa representa um indício de que o governo norueguês está disposto a investir em outras alternativas, que não sejam combustíveis fósseis. Inclusive, o país apresentou recentemente um fundo petrolífero de US$ 1 trilhão que será investido em projetos de energias renováveis, como solar e eólica.

Entretanto, tudo indica que o respeito ao meio ambiente acontece somente dentro das fronteiras. Em 2018, a mineradora Hydro (cujo acionista maioritário é o governo da Noruega) teve que assumir responsabilidade pelos rejeitos não tratados que foram lançados em nascentes da Amazônia, através de tubulações clandestinas. Além disso, uma reportagem da BBC Brasil sinaliza que “a empresa devia R$ 17 milhões ao Ibama em multas por contaminação de rios da região em 2009”.

Obrigado pela visita e continue acompanhando as publicações dos Órfãos da Roanê.


Kayque Borges

Artigo publicado por Kayque Borges

Criador de conteúdo nas horas vagas.

Me acompanhe no Instagram & Facebook

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *